11/04/11

As Lojas da Baixa

Come é sabide porr muntes o cumérrcio trradicional tá pelas ruas da amarrgurra, tásse a instalarr uma cena tipe sarrna da baixa que porr mais cum gáje cóce nã resolve nada. A malta touda vai até à baixa e nã sabe dzêrr outrra coisa se nã "Êh...aquela loja fechou, êh...aquela agorra vai fecharr...". Iste parra além de serr verrdáde, tamein faz com que estas pessoas se torrnem uma aves agoirrentas e tante quié verrdáde cas coisas acabem semprre porr acontecerr! Porrtantes calem-se lá com insse quiê cá tamein tênhe lá do centrre histórrico, même ali pópé da Casa das 4 Cabeças a nha loja. Aquile nasceu ali e esperro bein que fique prra durrarr. Mas vames lá então crriarr aqui um mumente histórrique e o Charroque da Prrofundurra vai fazerr uma análise ecunómica das lojas inserridas do Centrro Histórrico, mai cunhecido pela baixa. Realmente tá tanta loja a fecharr, que se vai crriarr um prrublêma que mai ninguem pensou, se nã eu, que me prreocupe com esta cidade. O sectorr dos assáltes tamein já tá a ficarr em baixa, isto é, vai havende tã pouca loja prra assaltarr ca base de sustente destas pessoas vai deixande de existirr. Além de que quando assim 3 ou 4 assaltantes roubavam uma loja, com esse dnhêrre acabavam porr passar dum café ou porr outrra loja qualquerr e acabavem semprre porr consumir qualquerr coisinha. Porr isse, se nã se fizêrr nada nem vão as pessoas fazerr comprras nem vão assaltantes fazerr o sê consume respéctive. Porr isse tem que se pensarr em algumas soluções porrque iste só de reclamarr e nã darr soluções nã é coisa prra mim. Em prrimêrre lugarr alembrrei-me ca malta tein que terr montrras mais attrractivas prra estes dois tipes de consumidorr. É irr a um chinés qualquerr, que tamein nã deve serr munte dificil encontrrarr da baixa e comprrarr uns pshisbêques que parreçam umas joias bem brrilhantes, iste vai fazerr atrrairr algum tipe de pessoas à sua loja concerrteza e vai fazerr aumentarr a prrobabilidade de consumo da vizinhança. Orra, se toudes fizerrem insse tãosse a ajudarr uns ós outrres. Tamein à semelhança de Amsterdão podiames fazerr umas montrras vivas de gajas e gajos assim prró láde du despide, ouve aquile é sucesse garrantide! Quem já lá foi sábe cas ruas estão repletas de gente e que acabam semprre porr comprrarr qualquerr coisa. Já tou même a imaginarr onde érra a Arrtiflásh, aquile dava um atentique curredôrr que mai parrcia uma passagen de modeles em montrra, pensem nisse.
Outrra ideia mai rebuscáda que eu cá ache que dá resultáde, erra contrratarr pessoal que andásse a passearr pela baixa e se amandásse prró chão como se tivesse um prrublêma grráve, é das coisas que atrrai mai gente, faz logue ali um ajuntamente que nem vos digue! Uma pessoa dessas amandávasse logue prró chão même juntinhe a uma montrra com a palavrra prromoção escrrita em letrras garrafais. Tênhe cá a imprressão que as pessoas deslarrgavam logue o doente ali même, à ganância!
O outrre assunte relacionáde com o estacionamente que tá munta escásse, deverriam implementarr taxas municipais de 133% sobre o valor dos combustiveis, desta manêrra todes começavem a andarr a pé e até subrrávão lugárres lá da baixa e ninguem se queixarria que nã tinha sitio prra porr o cárre.
Devem da verr mais soluções, mas se conseguirrmos implementarr estas já irrá resolverr munte prrublême que assóla os cumerrciantes aqui da baixa. Fico a aguarrdarr mais ideias.


1 comentário:

Trabalho de Sísifo disse...

Parece-me uma boa ideia lançar o desafio de apresentar soluções para a baixa. Mas antes que tal fazer o diagnóstico? Posso apresentar um monte de falsos conceitos (desculpas) para que o comércio tradicional não seja atractivo, mas será mais produtivo tirar o pulso ao que afasta os consumidores.