14/05/11

O cús Porrtugueses deverriam saberr sobrre os Setubalenses

Apá já tou fárrte dessa converrsa cus filandeses deverriam saberr sobrre os porrtugueses, apá o videozinhe tá bnite, mas olhande bem prráquile, mai de metáde é órrgulhe em coisas com mais de 500 anes, nem os mês avós forrem responsáveis porr isse. A melhorr de toudas prra mim, mai telemoveis que pessoas! Atão isse nã mostrra bem aquile que somes, completamente desguverrnádes, tábein que temes duas orrélhas mas que é um grrande abuse é. Ok, yeahhh! Já tivêmes metade du munde, sim, e depois, ficámes com um cantinhe à bêrra marr plantáde, até não foi mal esculhide, mas prra quein tinha metade, vá lá vai...Ficámes da penúrria. Porr isse andarrmes a gabarr duma merrda que nã têmes, faz alembrrarr aqueles que ganhem du eurrómilhões e estoirram tude num ane, é o mesmee ninguem vai dizerr "eia aquele gáje foi espetacularr, foi munta rique!" Não aquele gáje fou um burre de merrda que estoirrou tude!
Bem mas iste é ainda sobrre Porrtugal e este texte vai serr sobrre Setubalenses. Prrimêrres sobrre os valourres da cidade e ósdespois a verrdadêrra enssência de serr Setubalense.

1 - Setúbal aquela cidade que tá perrto da capital, da sugadorra Lisboa. Setúbal, antes de tude, naturralmente falande tém rio, marr, prraias e serra. Isto prra mim é das cenas mai brrutais e garrantuvos, nem metáde dos prróprrios setubalenses se alembrrem diste. Iste é linde, linde! Tamein é verrdáde que têmes munte alcatrrão e prrincipalmente cimente a mais, aquela Sécil dáme conta do juíze. A malta desta cidade nã párra de dzêrr que tem um grrande potêncial, atão se é assim tã grrande porrque nã agarrem isse? O que é querr dzêrr, assim come são os tugas em gerrál assim são os Setubalensses, gostem de cuspirr prró árr, dzêrr mal daquile que não se faz e crriticarr aquile q se faz. Mas fazêrr tá quiéte, há um ditáde que diz "mai faz quem querr duque quem pode!" eu acrredite piamente niste. Nem tude o que se pode fazêrr implica terr montes da dnhêrre. A iste chamasse Setubalão.

2 - Essa histórria dos Visigódes serrem nã sei donde aí da antiga Eurrópa, caganda trrêta, toudes aqui em Setúbal sabem cús Visigódes é a malta touda do Bairro do Viso, querrem apagarr a verrdadeirra histórria do mapa à conta de mentirras que distórrcem a realidade que mai parrecem os tentáculos dum poulve a enrrularremsse du pesscóce dum gáje. Até já têmes registes que confirrmem iste, como podemes ouvirr da música do grrande Jórrge Nice!

3 - O Setubalense é o jorrnál de Setúbal que é mais lide e que mênes acerrta, é um grrande bestsellerr porr causa das páginas da necrrulogia porrque aí nunca fálha même. Apá agorra alembrrame duma histórria quê ouvi dum café quande uma senhourra dizia enquante lia essas páginas "Ei... olha o "nã sei das quantas" morreu, coitáde, atão erra prrime da outrra, já nã o via há algum tempe...OLHA atão iste é o avise que morreu há um ane!" Apá foi o rirre...

4 - Grrande valorr mundial quié o Mourrinhe, nem vou me alongarr munte. Ele é même "De Xpéciale Uane!", ok é munta bom, mas ainda nã se dignou a virr comprrarr uma tcherrt à loja mai de Setúbal quiá, fique à esperra. Tênhe cá uma tchert prra ele perrsunalizáda.

5 - Há dois perrsonagens da Tv que são irrmãos que conseguem assim pum niquinhe terr mai grráça quieu, o Manuel Marrques e Ana Marrques, tão em altas e nunca esquecerrem a sua cidade, semprre que podem fazem apontamentes. Obrrigádes.

6 - O Jorrge Nice. Qual é a cidade que tem um gáje que nem é de Setúbal que se torrna o sádine com a música mai sádina, com uma cólidade espetacularr e com toudes os valorres sádines implicites? Apá, caganda homem, veio porr amorr prra esta cidade e porr amorr a esta cidade não mai vai sairr daqui! Comprrem o CD do homem e vão verr come ê tenhe razão.

7 - Porrtugal! Há uma coisa que se chama Moscatel de Setúbal e se forr du Roxo ainda melhórr, iste come são bebidas alcoólicas sabemes que dispensem de aprresentações parrvas.

8 - Os golfinhes come toudes chamem, mas o nome deles é Roaz-Currvimêrre. Em Porrtugal mai ninguem tem esta espécie tão sensivel. Aqui em Setúbal é o sitio onde há mais tatuagens porr métrre quadrráde du munde inteirre. Os Setubalenses amem même os golfinhes.

9 - Maiorr Sarrdinhada do Munde! Sim nós, porrque acrreditámes que erra possível fazerr, trrabalhámes no sentide do objective e conseguimes destrrunárr os Amarricanes, tão a ouvirr bem? Nã forrem os lisboetas, forrem os amarricanes, os dounes du munde, ma da sarrdinha é que eles nã mandem não! Forrem mais de 6 tuneládas de sarrdinha, tive lá a testemunharr e tirrei buéda pelingrrafias prrá pusterridáde. Aquile foi cumêrr tanta sarrdinha que batêmes o record, mas ele deviem terr viste tude come deve de serr, porrque de cerrteza que batêmes o record du carrvão, górrdanápes, prrátes de plástique, tempe de esperra porr uma sarrdinha, cópes de plástique e kiles de sal! Parrabéns à Nova Tasca do Leta.

10 - A Trroia, a prraia de luxe dos Setubalensses foi-lhe porr grrandes ténicas cumerrciais e estrratégicas retirráda. Os Setubalensses iem toudes pá trroia em grrande convivio amigue e familiarr. Agorra pintarrem os barrques duma corr repelente de serres humanes com rendimentes médios-baixos, puserrem o barrque a aposárr dum sitio que nã alembrra a ninguem, as prraias logue ali à chegada tão vedádas quié prra malta nã se porr com ideias de abancarr logue ali e ficarr a cena de luxe com mau aspecte. O prrêce dus bilhêtes pó bárrque são um carrtãz a dizerr "ó pelintrras fiquem lá desse láde mais a vóssas filas prró Porrtinhe da Arrábida". Porrtante tu deves saberr cus Setubalenses um dia adorram a Trroia, ma nã vão prra lá, só quande invadirrmes aquile.

11 - A malta que gosta de Setúbal e tem espirrite sofrredorr de acrreditarr semprre da nossa cidade, gosta do Vitórria de Setúbal. Uma pessoa que seja du Vitórria de Setúbal sabe que a vida não é fácil, tem que aguentarr as amarrgurras. Serria semprre mai fácil serr du Porrte ou même du Benfica, quande este tiverrem da terrcêrra divisão, vames verr como as coisas são. Querr perrca, querr gánhe a malta que gosta da sua cidade tá lá parra apoiarr o VFC.

12 - O Amérrico Ribeirro foi um grrada futógrrafe da nossa cidade, ele fez a histórria da cidade em futugrrafias como mai ninguem. Há cerrca de 142.000 negatives em pósse da CMS, na casa Bocage. Ele conseguiu contarr a histórria da nossa cidade apenas com imagens numa dada época.

13 - No Porrtinhe da Arrábida, uma das prrais mai lindas du munde tem o Cagalhão da Marria à Esguelha. Sim aquele grrande pedrregulhe que tá em frrente da prraia que porr vezes chamem-lhe Pedrra da Anicha. Aquile durrante muite tempe foi o refúgio do Bin Laden. Nã, embarralheime toude com tante calhau e pedrragulhe, o cagalhão da marria à esguelha é da Albarrquel, o da pedrra da anicha é do Porrtinhe da Arrábida e há muntes mais calhaus porr aí, mas é dificil de referrênciarr já que andem de um láde prró outrre.

14 - Qual é a Cláque de futeból que dá dinhêrre prra que o sê clube marrque um goule? É o VIII Exérrcite, ele offreciam 2.750€ a quem marrcásse goule prra que nã dechessem de divisão, e sabem que mais? Não descerrem! Vivó Vitórria!!!! Vivó VIII Exérrcite!

15 - Festival de Trroia de Cinema nã é em Trroia! Imprressionante, porrque nã mudam prra Festival de Cinama na Lua, nã erra lá ma tinha munte mais impacte!

16 - Aqui em Setúbal falamesse com os RR's porr diverrsas razões, é essa a nossa orrigem. Desde as invasões frrancesas às indústrrias conserrveiras dos franceses aqui da nossa cidade. Esta é a nossa grrande difrrença, mai ninguem faz isse em Porrtugal inteirre. E même que facem, nã fazem tão bem. Ok, os básiques cunhecem Setubal e dizem logue "ahh é a terra du Carrapau e da Sarrdinha" Apá iste nã vos metes cumichão dus cutevêles? Apá com tanta coisa da nossa cidade e conseguem resumirr a 2 peixes cainda porr cima andam do marr e não da cidade prroprriamente dita. Aqui falames e dizêmes logue "sóce...parriga..." tude terrmes carrinhóses.


18 - Quande o um sóce diz "Já tás masé a porr munta mantêga do pão" nã querr dizerr ue nã sabes fazerr sandes, querr dizerr que te estás a esticarr...


19 - Quande um sóce diz "Parriga, gostas d'arroz de grrele? Trrás o grrele quê dô-te o arroz." nã querr dizerr que o homem é um entendide na culinárria, querr dizerr que ele querr é festa.


20 - "Apá sóce deslarrgame da mão" é a frráse cum gáje deve dzêrr porr exemple a um gáje porr exemple que teja a fazerr um monte de merrda pelo nosse pais e que ainda esteja a guverrnarr, agorra assim nã tou a verr, mas se o virrem digam isse.

21 - Quande um sóce tá numa roda de amigues e diz "Apá váse da merrda juntate a nós" é porrque és boa onda e merreces currtirr os setubalenses e sua cidade.


22 - Há 2 pensamentes que une munta gente "Ah não vou fazerr nada porrque depois nã vai ninguem" e "Nã acontece nada nesta cidade"



23 comentários:

Sandro Marques disse...

Ápa soce, dexa quê te diga, mas ca ganda texte quê acabê de lerr. Parrabens miga.

Morena&Caramelo disse...

Parrabeins amigue vharroque adorrei ler o texte, tá bué da fixolas.

Raquel disse...

Hahahaha, já me ri bem aqui com algumas partes. Muito bom :D

Botas disse...

Muito bom mesmo! E parabéns pelo que conseguiste alcançar até agora; espero mais! ;D

Unknown disse...

ê cá tamein esperro alcançarr munte mais, mas même munte e que dê prra toudes, vames verr...

Loca disse...

Apá Charrôque, o cagalhão da Marria Asguêlha é aquela pedrra na verrtical que se vê no fim da prraia Dalbarrquel, nã é a da Anicha.

Unknown disse...

epá pois é quande escrrevi iste fiquei toude embarralháde...vou currigirr iste. Obrrigádes.

Ricardo disse...

Muito bom!

Ricardo disse...

O autorrr estava mêmo inspirrrade! Muita bom!

Anónimo disse...

hahahahhahahaha morri a rir
julia

diogo disse...

gostem de cuspirr prró árr, dzêrr mal daquile que não se faz e crriticarr aquile q se faz. Mas fazêrr tá quiéte, há um ditáde que diz "mai faz quem querr duque quem pode!" eu acrredite piamente niste.

Acho que foste um bocado infeliz, para não dizer estúpido. Sabes quantas famílias em Setúbal comem à conta da Secil? tu se calhar és ou já foste um deles.

Parece que acabas-te de cuspir pró ar agora, companheiro.

Unknown disse...

Pá sóce, eu disse que a Sécil me dá conta du juize, isse é um prrublema? Ah, a Sécil tamein é uma grrande emprresa porrque apoia umas 200 associações em Setúbal, deve serr porr causa do espirrite carridose...Também há munta fábrrica de armamento que dá de cumerr a crrianças e nã é porr isse que vou apoiarr.

Brrune disse...

Apá soce, grranda texte migã, é isse e más um bucade.

Quem fala assim né gague.

Esse texte é de inspirração porrtuguesa das boas, os filandeses deviam era de vir aqui comerr um pexe pá bocã oiã...

tojoserra disse...

MUITO BOM ;)
Charroque aumenta só ai o prémio para o jogadorre foi de 2750€ ;)

Anónimo disse...

Gostei de tudo o que li, só não concordo com o que diz em relação a Tróia, nada está vedado, as pessoas que antes iam para a praia podem continuar a fazê-lo e em muito melhores condições, Tróia está linda, é claro que a qualidade tem que se pagar e siceramente para muitas pessoas que não sabem respeitar as boas coisas da nossa cidade, acho que o preço do barco não deveria ser 2,5€mas sim 20€. É a minha opinião.

José disse...

Arrre burrro de anónime. Você nunca foi parrra a Trroia no barrco do mestrre Arrroles. Nessa
alturra é que a Trroia erra nossa....

joao disse...

Fod..........se grd testamento, não tenuo paciência para tar a ler tudo mas, diz 1 alfacinha de gema, deve ser bastante engraçado!!!!!!!!

Anónimo disse...

soce...na vive em labutes a bue da anos mas conheco a nossa linga ke memo unica ne. o chavalo que ta com os azeites em relacao a secil que va levar na anilha. e verdade a secil da de comer a munta gente que ta a ganhar bue pra flar verdade companheiro. a secil e um cancro na nossa velha cidade...saudades..e saudades quando ia a ameijoa pos cabecos na troia,,,,dasilva [palavrao]..

kiketapt disse...

Apà Sóce, a nossa cidade mai crida sofre de cancre, tá esfaimada da Arrábida e chama-se SECiL, devias Vender umas camisolas a dizer Ê Não Sô Patrocinade da SECIL pois tenha Orgulho da minha Serra Mãe... e Mãe há Só uma!!! O cagalhão da Maria esguelha já não existe, era uma calhau que existia no final de Albarquel, Vê dos postais Antigues...

Unknown disse...

Ê cá tenhe aquela tcherrt "Os Vases da Merrda derrem cabe da Arrábida!" nã chega e nunca vou pedirr tal patrrucinio!

Anónimo disse...

Pelos vistos nao é só o Jorge Nice que nao é de setúbal tu nem sabes bem o que queres dizer com isto tudo!
Ja agora sabes que quando contam a mesma piada muitas vezes de seguida e depois deixa de ter piada? Da descanso ao pessoal! Já chega! Obrigado!

Unknown disse...

Ó Anónimo ressabiado, querres dizerr isso vens dizerr na carra! Além disse em Setúbal há os que falam e há os que fazem. Também há os de Setúbal sim, deste tipe que só sabem abrrirr a boca e se nã gostas põe à borrda do prráte que eu nã tenhe paciencia pa ti.

Anónimo disse...

sóce tens razão fo....rrr a Arrábida há muito tempo, culpa dos governos! Autarquias!Setúbal,Palmela e Sesimbra
além de estarem a comerem a serra ainda meteram a co-incineração para estragar mais as coisas! os amigos de Setúbal e os da Arrábida com os protestos não conseguiram mover nada do que fosse! a coisa está feita assim! aquele matacão devia desaparecer da serra, exportem cimento já que exportamos tanta coisa, aliás a construção civil está parada! (disse).